ÁREA DO CLIENTE

(31) 2515-1402

Dicas para economizar energia elétrica em casa

Por:Nathália Machado
Dicas

08

Jul 2019

Economizar energia elétrica não é apenas algo que beneficia uma família, mas o planeta, sustentabilidade é um assunto frequente na vida moderna, mas nós não podemos nos acostumar com essa palavra e seus significados se ainda não for uma prática na nossa vida.

Todo cidadão honesto busca maneiras de economizar e aumentar sua renda de forma justa e consciente e no ambiente doméstico é o primeiro lugar que podemos fazer isso e obter um rápido resultado. Em relação a economia da energia elétrica, a cada conta com menor valor, maior é a motivação pra continuar poupando.

Antes de saber os passos práticos pra diminuir sua tarifa de consumo de energia é preciso verificar o que você tem em casa que funciona com eletricidade e quais desses aparelhos consomem maior quantidade, por isso, compartilhamos um ranking dos eletrodomésticos e eletrônicos que usamos diariamente pra te ajudar a decidir quais atitudes devem ser tomadas pra economizar energia elétrica.

lavanderia em Belo Horizonte

Nota-se que os eletrodomésticos que mais usamos no dia a dia são os que mais consomem eletricidade, é fato que eles facilitam a nossa vida e precisamos continuar utilizando-os, mas a dica aqui é economia, não é mesmo?! Então, se atente nas atitudes práticas que vão te ajudar a economizar energia elétrica diariamente na sua casa.

  1. Chuveiro: nós brasileiros amamos um banho e ele pode sim ser prazeroso, mas é possível que seja mais econômico. Dar preferência em utilizar a sua potência na estação do verão (morno) é positiva pra diminuir o consumo. Nos dias frios, quando a água mais quentinha for bem vinda, tome um banho mais rápido.
  2. Ar condicionado: muitas pessoas criam o hábito de utilizar o ar condicionado mesmo em dias com clima ameno, se essa for sua realidade, experimente deixar as janelas abertas para que o aparelho não precise ficar a todo momento funcionando.
    Quando ele estiver ligado, não se esqueça de fechar bem as portas e janelas e de deixá-lo na temperatura entre 21° e 23°.
  3. Microondas: deixe-o desligado da tomada em todo o período que não estiver sendo usado, pois mantê-lo com o relógio funcionando já é uma maneira de consumo.
    Colocou-o pra funcionar, utilize as programações correspondentes para cada função.
  4. Geladeira: o maior consumo desse eletrodoméstico se dá quando abrimos e fechamos a sua porta, portanto, elimine na sua vida o hábito de abrir a geladeira como se ela fosse uma TV para ver o que tem dentro, muitas vezes você não pega nada e ainda gasta energia elétrica.
  5. Ferro elétrico: passar roupas não é uma atividade prazerosa, mas se faz necessária, o ideal é terceirizar os serviços de lavanderia da sua casa e deixar para lavar e passar apenas as peças mais simples e pessoais que costumamos não enviar para que outras pessoas cuidem delas: roupa íntima, de academia, entre outras. Dependendo da sua realidade, pode ser que seguindo essa dica seja totalmente descartado um ferro de passar na sua casa.
  6. Máquina de lavar: completando a dica anterior, junte o máximo de roupas para serem lavadas de uma só vez. Você pode, inclusive, separar um dia da semana para fazer isso, dessa maneira sua máquina funcionará apenas duas vezes na semana: para peças coloridas e peças brancas. O restante deixe por conta de uma lavanderia.
  7. TV e Computador: vou unir esses dois eletros, pois o conselho é o mesmo para ambos. Só os deixe ligados se realmente estiverem sendo utilizados, nada de deixar TV e computador ligados para as paredes como dizia as nossas avós.
  8. Lâmpadas: o ideal é trocar todas as lâmpadas a sua casa pelas de LED ou fluorecentes e sempre manter as luzes apagadas dos cômodos que não estiverem sendo usados no momento.
  9. Ventilador: assim como falamos do ar condicionado, evite o hábito de deixar o ventilador ligado num cômodo vazio ou ligado nos dias onde a ventilação da janela é suficiente para refrescar o ambiente.
  10. Chapinha: não apenas por motivos de economia, mas também para a boa qualidade dos seus cabelos, utilize a chapinha de uma a duas vezes na semana, é prejudicial para os fios aqueles retoques que as mulheres costumam fazer diariamente em algumas mechas. Seu consumo irá diminuir significantemente fazendo esse controle.

Além de seguir todas essas dicas, é importante que os equipamentos eletrônicos possuam o Selo Procel de Economia de Energia concedida pelo INMETRO. Das informações que seguem, é importante ressaltar, também, o item Consumo de energia (kWh/mês). Esse item é o indicador de quanto o aparelho consumirá, em uso médio, durante o mês. Com ele, você pode pegar o valor por kWh em sua conta de energia e realizar uma estimativa de consumo, o que pode ser um fator decisivo na compra.

Criando novos hábitos você conseguirá economizar energia elétrica e verá, como mostra o infográfico abaixo, resultados reais na sua conta de energia elétrica.

valor de economia na conta de luz

As dicas 5 e 6 nós indicamos a terceirização dos cuidados com as roupas da sua casa contratando uma lavanderia e essa é de fato uma decisão com um ótimo custo-benefício, afinal, além de consumo de energia há também grandes gastos com produtos de limpeza e tempo a ser dedicado nessas tarefas.

A Dia a Dia Lavanderia possui os melhores profissionais para lhe prestar esses serviços e em todos os seus atendimentos é incluso o serviço de transporte. Entre em contato e vamos juntos construir um futuro mais sustentável, econômico e socialmente.


Compartilhe:

Rua Suassui, 440 – Carlos Prates – Belo Horizonte/MG

(31) 2515-1402

(31) 99833-1402